José na Encarnação do Filho do Deus 

 Devoção dos Sete Domingos de São José – PRIMEIRO DOMINGO 

CONSIDERAÇÃO

Como estivesse desposada Maria, sua Mãe com José, antes de morarem juntos, foi achada tendo concebido do Espírito Santo. (Mt 1, 18) José seu esposo, sendo justo, não quis denunciá-la, mas quis deixá-la ocultamente. (Mt 1, 19). E quando consigo revolvia estas coisas, apareceu-lhe o anjo do Senhor em sonhos e lhe disse: JOSÉ, FILHO DE DAVID, NÃO TEMAS RECEBER A MARIA TUA ESPOSA, PORQUE O QUE LEVA EM SUAS ENTRANHAS É OBRA DO ESPÍRITO SANTO. (Mt 1, 20).

PONTO 1. — Grande era, devoto josefino, o mistério verificado em Maria, quando ela pertencia já a São José, com quem estava desposada. Parecia, porém, ser conveniente. para evitar dissabores a nosso Santo, prevenir-lhe do que havia de acontecer. Não fez Deus assim, mas quis prová-lo no crisol da tribulação. Seria porque não amasse Deus a São José? Amava-o tanto, que o escolheu para esposo de Sua Mãe Santíssima. Mas prova-o e acrisola-o, porque era justo e porque o amava. Não desanimes nem te acovardes nas provas e tribulações, é Deus quem as permite, não será sem altíssima providência.

Turba-se São José reparando o que se passava em sua Esposa. Mas, ele que conviveu com Maria, que conhecia as virtudes de sua Esposa, que admirava sua inocência, não suspeita mal: imagina o que devia ser, e como varão justo não podia denunciar crime que não existia, e sendo ao mesmo tempo humilde, teve receio de viver sempre com Maria, Mãe de Deus, e por isso determinou-se a sair duma casa que ficava já convertida em céu.

Veio Nosso Senhor em seu auxílio, mandando-lhe o Arcanjo que lhe recordasse que, se Maria sua esposa fora levantada à dignidade de Mãe de Deus, ele fora também escolhido para custódio do Filho de Deus, e para fazer com Jesus os ofícios de Pai, e de coadjutor, na terra, da Santíssima Trindade. Que consolação e que altíssima glória para São José!

Felicita, devoto josefino, a teu santo Protetor pela justiça que fez a inocência de Maria, e pela altíssima dignidade a que o elevara Nosso Senhor escolhendo-o para tão alto destino, como foi ser custódio de Cristo.

PONTO 2. — São José é chamado o varão justo porque soube praticar a caridade e a justiça nos juízos e nas suspeitas. Não se deixou governar pelo coração nem pela tristeza presente: pondera as razões, e sendo-lhe mais que evidente a inocência de Maria, não avança a julgar, mas que por ser justo não cumpre a letra da lei, denunciando sua esposa, porque seria injustiça clamorosa; que fará nesse caso? Não sabe, não entende o mistério, acha-se em mil conjecturas, mas não cai na injustiça de julgar mal. Aprende a lição, devoto josefino, procura ser justo e não te precipites a julgar o que não entendes.

Julgar mal, e até suspeitar mal sem fundamento, é injustiça manifesta; é usurpar a Deus seu ofício e seus direitos. Ele disse: “Não queirais julgar e não sereis julgado”. Atrever-te-ias a desafiar o juízo de Deus? Estarás tão cego que não vejas em ti muitas faltas que estão clamando pela justiça de Deus? Olha que o juízo que Deus fará no fim, será sem misericórdia para os que julgarem os outros.

Se, de mil perguntas que Deus te fizer, não poderás responder a uma só, nem será capaz de justificar-se qualquer homem na sua presença, como te atreves tu a desafiar seu rigoroso juízo? Hipócrita, antes de julgares os outros de coisas insignificantes e pequenas como uma palha, tira primeiro a trave que levas atravessada em teus olhos, a qual te impede ver com justiça a inocência alheia e a culpa própria. O devoto de São José deve começar por virtudes: imitas sua justiça e caridade?

FRUTO. — Por amor de São José evitar os juízos temerários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s