Devoção dos Sete Domingos de São José. Quarto Domingo: Profecia de Simeão

CONSIDERAÇÃO

E depois que se cumpriram os dias da purificação de Maria segundo a lei de Moisés, levaram o Menino a Jerusalém, para oferecê-lo ao Senhor. (Lc 2, 22). E ele (Simeão) tomou a Jesus em seus braços e bendizia ao Senhor. (Lc 2, 28) E Simeão lhes abençoou e disse a Maria, mãe de Jesus: “eis está posto para queda e levantamento de muitos em Israel, em sinal de contradição, e tua mesma alma traspassará uma espada. (Lc 2, 34-35)

PONTO 1. — Considera a pontualidade com que São José cumpre todas as leis do Antigo Testamento, apesar de Jesus não estar obrigado a nenhuma delas, e nem tão pouco ele, no que dizia respeito a seu divino Salvador. Foi ao templo, pois, para cumprir a lei da purificação de Maria e da oferta e resgate dos primogênitos. Aprende a obediência até nas cousas difíceis e humilhantes. Encontraram no templo dois santos velhos, Simeão e Ana, a profetisa; e como estes vissem entrar a Jesus em companhia de São José e de sua Mãe Santíssima, logo principiaram a louvá-lo. E Simeão tomando em seus braços o Menino Jesus começou a dizer em alta voz que aquela criança era o Salvador do mundo prometido por Deus para ser luz que iluminasse os gentios e glória para seu povo de Israel. Que alegria sentiria nessa ocasião o glorioso Patriarca! Via a Jesus conhecido e adorado no mesmo templo de Jerusalém: consolava-se então com a lembrança de que breve seria manifestado e pregado ao mundo inteiro, o que então era anunciado perante tão pequeno número de pessoas. Jesus Salvador seria adorado como Deus, e o mundo tão ingrato agora com ele, far-lhe-ia justiça por todo tempo. Que alegria para José! Uno-me a estes santos velhos, glorioso protetor meu São José; como eles também eu louvo a Jesus e vos dou a vós os parabéns, por terdes sido eleito para criar e cuidar do mesmo Deus, que nos havia de salvar a todos. Não seja eu tão infeliz, meu amado Protetor, que onde todos recebem luz e força, onde todos se levantam, vá eu a cair. Seja Jesus, ressurreição para a minha alma, e sede Vós, meu pai, quem me alcance esta graça.

PONTO 2. — Triste era o anúncio do velho Simeão, quando ainda em meio de seus arroubos de alegria anunciava que o Salvador do mundo, que havia de ser a ressurreição de muitos, seria ocasião de queda para muitos outros. E como não sentir que se perdessem tantas almas, tão sem motivo nenhum, pois o preço que se dera para sua salvação era infinito? Disse também o velho Simeão que Jesus, o amável Jesus, que ele sabia que era Deus verdadeiro e, por tanto, digno de ser adorado pelo mundo inteiro, havia de ser alvo da contradição e desprezo de muitos. Pois essa é a triste profecia que fez o santo velho Simeão. Desde então sabia São José que Jesus nascera para ser perseguido, afrontado e desprezado, que seria alvo de perseguição em si e em seus discípulos, na sua Igreja e nas pessoas que seguissem sua doutrina. Que espada essa para um coração justo como o de São José! Ver tantas injustiças no mundo e precisamente contra seu Deus! Mas onde a dor de São José foi inexplicável foi quando o velho Simeão dirigindo-se a Maria, anunciou-lhe que uma espada de dor lhe atravessaria a alma. Então Maria, a inocente Maria, haveria de ver seu Filho perseguido sem poder defendê-lo? Maria, pois, teria que assistir ao triste espetáculo de ver essa cabeça de Jesus, agora tão encantadora, onde transparecia a mesma luz divina, traspassada pelos espinhos, e as mãos e os pés pelos pregos, e seu Filho cravado na cruz sem poder remediá-lo? E o pior era que ele, que de boa mente daria tudo por sua Esposa, ele que amava tanto a Jesus e a Maria, não poderia consolá-los, porque naquele tempo teria já deixado de existir. Consola devoto josefino, o entristecido coração de São José e promete-lhe comportar-te de tal maneira, que não sejas ocasião com teus pecados de fazeres sofrer tão boa Mãe.

FRUTO. — Evitar com cuidado qualquer pecado contra a caridade para não ferir o Coração de Maria.

Orações das Sete Dores e dos Sete Gozos de São José

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s