Devoção dos Sete Domingos de São José. Sexto Domingo: Volta do deserto

CONSIDERAÇÃO

E morto Herodes, apareceu o Anjo a São José em sonhos em Egito. (Mt 2,19) E lhe disse: levanta-te, toma o Menino e sua Mãe e volta à terra de Israel, porque os que buscavam a vida do Menino morreram já. (Mt 2, 20) E ouvindo que Arquelau reinava na Judeia em vez de Herodes, temeu ir lá, mas avisado em sonhos, refugiou-se na Galileia, vindo habitar em Nazaré. (Mt 2, 21)

PONTO 1. — Considera a tristeza do glorioso Patriarca, nos sete longos anos de exílio em terra, onde não tinha nada que o consolasse, e onde os únicos pensamentos com que podia divertir-se, eram recordações tristes do que nessa terra sofreram seus pais. Todas as coisas que lá via lhe recordavam a escravidão dos filhos de Israel, e lhe traziam constantemente à ideia a lembrança de que estava em país inimigo. Mas nunca abandona Deus os que esperam nele, e assim, passados os sete anos do desterro, apareceu a José o Anjo do Senhor, mandando-lhe que voltasse com o Menino e com sua Mãe, a terra prometida. Como alegre cantaria José o Salmo de David: Alegrei-me nas coisas que me disseram, iremos à casa do Senhor. Agora já poderia voltar à terra prometida, ao lugar onde Deus era adorado. Poderia ver outra vez o templo de Jerusalém e ir a ele todos os anos cumprir a lei e oferecer a Nosso Senhor os sacrifícios prescritos. Jesus desfrutaria em sua terra e em sua casa o conforto de que não podia gozar no desterro. Com esta notícia alegraram-se Jesus e Maria, e isso para São José era a maior satisfação possível. Não permitiu Deus, todavia, que a felicidade fosse completa, porque soube que Arquelau reinava em lugar de Herodes, seu pai, e conhecendo os instintos deste tirano, temeu por Jesus!

Pobre coração de São José! não lhe permitem um momento de completa felicidade! Quando já se imagina feliz em sua terra, quando pensava chegar a Jerusalém e lá satisfazer as saudades que guardava no exílio do templo de Deus, vê outra vez ameaçada a vida de Jesus, e teme. Como podia ele expor esse depósito que o mesmo Deus lhe confiara? Como daria conta desse tesouro?

PONTO 2. — Não faltou Deus a seu servo também neste perigo. Torna o Anjo a aparecer-lhe e ordena, em nome de Deus, que volte à Galileia, e ele, obediente, acolheu-se a Nazaré. Que felicidade e alegria experimentaria quando, depois de tantos anos de ausência, entrasse na terra onde se levaram a efeito os mais altos mistérios e principalmente a Encarnação de Jesus! Entrando naquela casa imaginaria que entrava na casa de Deus, beijaria aquelas paredes consagradas com a presença de Deus Encarnado. Agora já poderia dedicar-se com mais sossego a cuidar de seus queridos Jesus e Maria, e esta Santíssima Senhora teria sua casa onde desfrutaria da comodidade que dá sempre o que é nosso.

Considera, devoto josefino, que teu santo protetor sofre ou consola-se, conforme vê a Jesus. Jesus é o alvo de seus pensamentos e afetos sobretudo de seu amor. O receio de que Jesus possa ser perseguido, amargura-lhe a vida e lhe tira o sossego. Só quando vê seguro a Jesus é que pode sossegar e ficar satisfeito. Assim devias ser tu teu único consolo ou tua única tristeza devia ser Jesus. Deves aceitar as coisas ou rejeitá-las, conforme agradem ou não a Jesus, e não conforme a teus gostos e inclinações. Agrada a Jesus, e se ele ficar satisfeito de ti, nem que o mundo inteiro te persiga, serás feliz. Pelo contrário, se Jesus for contra ti, nada te aproveitará o favor humano. Examina, portanto, se imitas a São José, e se tua preocupação é não perderes a Jesus, ou se pelo contrário, é agradar ao mundo.

FRUTO. — Por amor de São José, apartar-se das ocasiões de pecar.

 

Orações das Sete Dores e dos Sete Gozos de São José

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s