Eis o resumo da devoção do Mês de Maria [aprendendo a praticar]

Segue abaixo o resumo dos exercícios devocionais para o Mês de Maria, para aqueles que estão conhecendo agora esta bela devoção:
– Prepara-se em casa um altarzinho ou oratório com uma imagem de Nossa Senhora;
– Na véspera do primeiro de maio reúnem-se as pessoas que se propõem fazer juntas a devoção do mês de Maria e leem as instruções necessárias para cumprirem com fruto a devoção;
– Então são distribuídos bilhetes em que se achem escritos diferentes atos de virtudes que cada um deve praticar em honra e imitação da Santíssima Virgem. Por exemplo: PACIÊNCIA (Em todas as vossas penas trazei à memória o admirável exemplo da Santíssima Virgem ao pé da cruz); PENITÊNCIA (Fazer alguma mortificação em honra da Mãe de Deus); etc…
– Cada um deve guardar o bilhete que lhe couber por sorte e exercitar-se todos os dias na virtude que ele lhe indicar.
– Seguindo então o livro MÊS DE MARIA, todos os dias se fará então as seguintes práticas devocionais, descritas conforme traz o roteiro para cada dia:

Faz-se primeiramente os atos preparatórios para a meditação;
lê-se depois a meditação própria do dia,
a oração do dia,
lê-se o exemplo do dia,
a prática espiritual e
a oração jaculatória (a qual todos devem saber de cor, para a repetirem de tempo em tempo durante o dia),
termina-se com os atos para depois da oração, e
uma antífona a Nossa Senhora.
– No fim da meditação de cada dia vem expressa uma prática de devoção (ou flor espiritual que se deve colher) para ser realizada durante o dia. (Por exemplo: Trazei convosco a imagem de Maria. Apertai-a de quando em quando ao vosso coração e dizei-lhe: Eu quero, ó Maria, que este coração seja vosso).
Todos os textos de meditação e orações estão organizados dia por dia no livro O Mês de Maria.
– Deve-se escrever estes atos de virtudes em um papel com este título:
GRINALDA DE FLORES ESPIRITUAIS, COLHIDAS POR MIM, POBRE PECADOR,
PARA OFERECER A MARIA, MINHA TERNA MÃE
– Depois se escreverão neste mesmo papel todos os dias do mês do modo seguinte:
Primeiro dia.
Segundo dia.
Terceiro dia, etc.
À noite, deve cada um examinar se praticou as duas virtudes, ou colheu as duas flores que lhe estavam indicadas, isto é, aquela que lhe saiu por sorte no bilhete, e a virtude pertencente a este dia conforme consta no livro. Se teve essa ventura de praticar as duas virtudes naquele dia ponha duas cruzes no dia em que está no papel. Se não, ponha dois zeros propondo ser mais fiel no dia seguinte. Se praticou uma dessas virtudes e a outra não, ponha uma cruz e um zero. Enfim se fez muitos atos da mesma virtude, poderá indicá-los com outras tantas cruzes.
Exemplo:
1° Dia: † †
ou: 0 0
ou: † 0
ou enfim: † † † † .
Acrescentando deste modo algumas flores cada dia, se achará no fim do mês um bom número delas. No último dia, ou no dia escolhido para fazer a consagração, depois de uma comunhão fervorosa, se apresentará a Maria esta grinalda banhada com o precioso sangue de seu divino Filho; e devemos ter a firme confiança de que esta Mãe de Misericórdia aceitará de bom grado esta pequena oferta e em troco nos alcançará abundantes graças.
Quem poderá crer que Nossa Senhora deixe sem recompensa uma devoção, um exercício tão fervoroso, tão edificante de um mês inteiro? Ó, quão fácil é satisfazer a Mãe de Deus no exercício predileto deste mês consagrado a seu culto. E quão pouco custoso é dar-lhe esta prova da nossa gratidão e de nosso amor! Que é uma ou meia hora no meio de tantas horas? Ou o que são pouco mais de quinze horas no decurso de um mês inteiro? Nada certamente, para o tão grande benefício que elas nos alcançam, chamando sobre nós a proteção de nossa Mãe celeste, bendita e louvada por todos os séculos dos séculos.
Avancemos no fervor do amor pela Santíssima Virgem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s