MÊS DE MARIA – Décimo segundo dia: Prodígios que Deus opera na Visitação da Santíssima Virgem

Prodígios que Deus opera na Visitação da Santíssima Virgem

1. A respeito de sua Mãe Santíssima;
2. A respeito de São João;
3. A respeito de seus pais.

ORAÇÕES PARA TODOS OS DIAS DO MÊS

Oração preparatória

Abri, Senhor, a minha boca para louvar o vosso Santo Nome. Purificai também o meu coração de todos os vãos, perversos e estranhos pensamentos, iluminai meu entendimento, inflamai minha vontade para que digna, atenta e devotamente possa fazer esta devoção e mereça ser atendido diante de vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.

V. Sede em meu favor, Deus onipotente.
R. Em me socorrer sede diligente.
V. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo também.
R. Como era no princípio, seja agora e sempre. Amém.

Invocação ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor.
V. Senhor, enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.

ORAÇÃO

Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a iluminação do Espírito Santo, fazei que nos regulemos segundo o mesmo Espírito e que gozemos sempre da sua consolação. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Oração de São Bernardo à Santíssima Virgem

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido à vossa proteção, implorado vossa assistência e reclamado vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu pois com uma igual confiança a vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro. De vós me valho; e gemendo com o peso de meus pecados, me prostro a vossos pés. Não rejeiteis minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado; mas dignai-vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

Ato para antes da meditação

Eu estou na presença de Deus. Ele me vê, me ouve e penetra até o íntimo de minha alma, descobrindo nela os meus mais recônditos pensamentos e afetos. Ah, como poderei sustentar a face do Deus de toda a santidade? Sendo tão miserável pecador, quando penso em minhas numerosas infidelidades, em tantos e tão enormes atentados que tenho cometido contra o meu Criador, o temor e o remorso se apoderam de mim e quase não me atrevo a levantar os olhos para o céu… A vós me socorro, ó divina Maria. Por toda a parte vos ouço chamar o refúgio dos pecadores, a consolação dos aflitos, a Mãe de misericórdia; sede pois o meu refúgio, minha esperança, minha Mãe, e alcançai-me o perdão de vosso adorado Filho.

Piedosíssima Virgem, bem conheceis minha ignorância e fraqueza. Sem os auxílios da graça não sou capaz de bem algum; nem mesmo posso ter um bom pensamento, nem excitar um bom sentimento em minha alma. Dignai-vos, vós mesma ensinar-me a orar. Afastai de mim todas as distrações, derretei o gelo de meu coração, inspirai-me atenção, recolhimento e fervor para fazer bem esta oração.

Prodígios que Deus opera na Visitação da Santíssima Virgem

1. A respeito de sua Mãe Santíssima;
2. A respeito de São João;
3. A respeito de seus pais.

Primeiro Ponto: A respeito de sua Mãe Santíssima

O Salvador serve-se da sua Mãe Santíssima para tirar São João Batista do estado de pecado no qual fora concebido como todos os outros homens, e para o cumular de graças e bênçãos. Quer que esta Mãe querida seja o instrumento da primeira santificação que Ele opera vindo ao mundo. Maria faz desde logo o ofício de mediadora, ofício que no futuro exercerá com tanta glória para si e vantagem para nós. Jesus quis deste modo ensinar-nos que a Santíssima Virgem é a depositária das graças, a mediadora dos pecadores, a protetora dos justos, o refúgio, o asilo de todos os cristãos. Que motivo poderá haver mais próprio para inspirar-nos a mais firme confiança nesta Mãe de misericórdia?

Segundo Ponto: A respeito de São João

O Salvador purifica São João da mancha do pecado original, enche-o antecipadamente de graças extraordinárias, ilustra-lhe o espírito com suas luzes divinas, abrasa-lhe o coração no fogo do santo amor, inunda-lhe a alma em uma alegria inexplicável. O Santo Precursor, ainda no seio de sua mãe, ouve a voz da Mãe do Salvador, conhece o seu Deus, adora-o e salta de alegria na sua presença. Quando Nosso Senhor vem a nós pela Santa Comunhão ou por suas visitas interiores e acha bem dispostos nossos corações, neles produz efeitos quase semelhantes: ilustra-nos, abrasa-nos, excita-nos à prática de todas as virtudes e inspira-nos fervorosos desejos de perfeição. Se não experimentamos estes afetos de devoção e fervor depois da Santa Comunhão, se somos sempre tíbios, frouxos e sem ardor para o bem, temamos que isto seja efeito das más disposições de nosso coração, e peçamos à Santíssima Virgem que nos alcance a graça de comungarmos sempre com santas disposições.

Terceiro Ponto: A respeito de seus pais

Consideremos as graças que Jesus faz a Zacarias e a Isabel. Este divino Salvador os honra com sua presença. Traz a benção à sua casa, põe-lhes diante dos olhos os exemplos de humildade, obediência, caridade e devoção que a Santíssima Virgem lhes dá durante todo o tempo que habita com eles. Felizes as famílias e as comunidades onde Jesus se digna habitar com sua Santa Mãe! Todos os bens entram nelas ao mesmo tempo com Ele. Nelas derrama abundantemente a graça, a alegria, a santidade, todas as bênçãos. Não obriguemos Jesus e Maria a afastar-se de nós, conservemo-los pelo contrário em nossa companhia, pelo nosso fervor, pela nossa piedade, pela regularidade e santidade de nossa vida.

ORAÇÃO

Ó minha Mãe e minha padroeira, Mãe digníssima do meu Deus! Os meus pecados me tornam indigno de chegar à vossa presença e eu não deveria esperar de vós senão castigos. Mas, ainda que me rejeitásseis, nunca eu deixaria de invocar-vos e de implorar vosso socorro, na firme esperança de que sereis sensível a minhas súplicas; ou, se não quereis escutar-me, dizei-me em quem devo ter mais confiança, e a quem devo recorrer para encontrar mais misericórdia do que em vós. Sim, minha amável Mãe, abaixo de Deus só em vós ponho toda a minha confiança. E contanto que eu seja tão feliz que morra diante da vossa imagem e implorando vossa misericórdia, tenho a firme esperança de ir louvar-vos no Céu com essa multidão inumerável de vossos servos, que se salvaram por vossa poderosa intercessão.

EXEMPLO

Paráfrase da Ave Maria

O devoto Thomas de Kempis teve a desgraça de deixar esfriar em seu coração os ternos sentimentos que desde a infância o animavam para com a Santíssima Virgem, e esta boa Mãe soube chamar a si este filho pródigo e lhe fez continuar de novo seus devotos exercícios. Penetrado de reconhecimento para com aquela que o havia tirado da funesta tibieza em que caíra, nada omitiu depois para reparar a sua falta e para compensar a sua divina Senhora da negligência com que a havia servido.
Tinha ele uma singular devoção à saudação angélica. Recitava-a muitas vezes e sempre com os mais vivos êxtases. Eis aqui como ele parafraseou esta bela oração:
“Aproximar-me-ei de vós, ó Maria, com respeito, devoção e humilde confiança, quando vos oferecer a saudação do Anjo. Eu vo-la ofereço, pois, com a cabeça inclinada pelo respeito que vos consagro, com os braços estendidos por um terno sentimento de devoção, e desejo que todos os Espíritos celestes possam repeti-la por mim cem mil vezes, e ainda mais. Nada conheço mais glorioso para vós, nem para nós mais consolador. Ouçam com atenção aqueles, que amam vosso santo nome. Regozijam-se os Céus e toda a terra deve encher-se de admiração quando eu digo: Ave, Maria. O demônio foge, o inferno treme, quando repito: Ave, Maria. A tristeza desaparece e uma alegria inteiramente nova enche a minha alma quando digo: Ave, Maria. Meu frouxo amor se reanima e minha alma toda se renova quando repito: Ave, Maria. Minha devoção se aumenta, excita-se-me a compunção, minha esperança se fortifica, sinto novas consolações, dizendo: Ave, Maria. É tal a doçura desta saudação, que não há termos capazes de a exprimir. Ela está tão profundamente gravada em nossos corações, que as palavras não podem exteriormente manifestá-la. Eu, pois, novamente me prostro diante de vós, ó a mais santa das Virgens, para vos dizer: Ave, Maria, cheia de graça. Quem me dera que satisfizesse o desejo que tenho de honrar-vos com todas as potências de minha alma! Oxalá que todos os membros de meu corpo se mudassem em línguas, para vos saudar de mil diferentes maneiras; que todas minhas palavras fossem palavras de fogo, para incessantemente vos glorificar, ó divina Mãe do meu Deus! Prostrado na vossa presença, penetrado de uma sincera devoção de coração, e todo cheio das inefáveis delícias de vosso santo nome, vos apresento a alegria que vos causou a saudação do Arcanjo Gabriel. Assim eu pudesse repetir com uma boca tão pura como o ouro e com um abrasado afeto: Ave Maria, cheia de graça”.

Que admiráveis sentimentos! Ó quantas graças alcançaríamos pela intercessão de nossa Mãe Santíssima se fossemos fiéis em repetir todos os dias esta bela oração com um coração tão cheio de devoção, de confiança e de amor!

PRÁTICA

Prostrai-vos humildemente aos pés de Maria e pedi-lhe com fervor que vos alcance a contrição de vossos pecados.

JACULATÓRIA

Domina nostra, Advocata nostra, tuo Filio nos commenda.
Ó Soberana e Advogada nossa, recomendai-nos a vosso divino Filho.

Ato para depois da meditação

Bendito sejais, meu Deus, pelas graças que acabais de conceder-me durante esta oração, pelas luzes e bons pensamentos que nela me destes, pelas santas impressões com que movestes meu coração, pelas saudáveis resoluções que me inspirastes. Perdoai-me as distrações, as negligências, a tibieza e a resistência à vossa graça, de que me tornei culpado. Virgem Piedosíssima, minha boa e terna Mãe, eu me lanço com uma inteira confiança em vossos braços, para achar em vosso coração um asilo seguro contra todos os perigos a que poderei achar-me exposto. Tomai-me debaixo de vossa proteção; vigiai em minha defesa; trazei-me à memória muitas vezes as minhas resoluções e alcançai-me a graça de as praticar fielmente.

ANTÍFONA

V. Toda sois formosa, ó Maria.
R. Toda sois formosa, ó Maria.
V. E não vos manchou o pecado original.
R. E não vos manchou o pecado original.
V. Vós sois a glória de Jerusalém.
R. Vós sois a alegria de Israel.
V. Vós sois a honra do vosso povo.
R. Vós sois a advogada dos pecadores.
V. Ó, Maria!
R. Ó, Maria!
V. Virgem prudentíssima.
R. Mãe clementíssima.
V. Rogai por nós.
R. Intercedei por nós a Nosso Senhor Jesus Cristo.
V. Fostes, ó Virgem, imaculada na vossa Conceição.
R. Rogai por nós ao Pai, cujo Filho destes à luz.

OREMOS

Ó, Deus que preparastes uma digna morada para vosso Filho, pela imaculada Conceição da Virgem Maria, preservando-a de toda a culpa, pela previsão da morte do mesmo seu Filho, concedei-nos pela intercessão desta Senhora, que purificados de toda a mácula, cheguemos a gozar a vossa vista. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Ladainha de Nossa Senhora

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai do Céu, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Trindade Santa que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das virgens,
Mãe de Jesus Cristo.
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intemerata,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem clemente,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede da sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso digno de honra.
Vaso insigne de devoção,
Rosa mística,
Torre de Davi,
Torre de marfim.
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do Céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos Cristãos,
Rainha dos Anjos,
Rainha dos Patriarcas,
Rainha dos Profetas,
Rainha dos Apóstolos,
Rainha dos Mártires,
Rainha dos Confessores,
Rainha das Virgens,
Rainha de todos os Santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha assunta ao Céu,
Rainha do sacratíssimo Rosário,
Rainha da Paz,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do mundo, tende piedade de nós.

ANTÍFONA

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia…

OREMOS

Infundi, Senhor, como vos suplicamos a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo cremos na encarnação do vosso Filho, pela sua paixão e morte de cruz sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor.

R. Amém.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s