MÊS DE MARIA – Décimo sétimo dia: A vida oculta da Sagrada Família em Nazaré

1. Vive na pobreza;
2. Na obscuridade;
3. Na prática da caridade.

ORAÇÕES PARA TODOS OS DIAS DO MÊS

Oração preparatória

Abri, Senhor, a minha boca para louvar o vosso Santo Nome. Purificai também o meu coração de todos os vãos, perversos e estranhos pensamentos, iluminai meu entendimento, inflamai minha vontade para que digna, atenta e devotamente possa fazer esta devoção e mereça ser atendido diante de vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.

V. Sede em meu favor, Deus onipotente.
R. Em me socorrer sede diligente.
V. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo também.
R. Como era no princípio, seja agora e sempre. Amém.

Invocação ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor.
V. Senhor, enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.

ORAÇÃO

Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a iluminação do Espírito Santo, fazei que nos regulemos segundo o mesmo Espírito e que gozemos sempre da sua consolação. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Oração de São Bernardo à Santíssima Virgem

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido à vossa proteção, implorado vossa assistência e reclamado vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu pois com uma igual confiança a vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro. De vós me valho; e gemendo com o peso de meus pecados, me prostro a vossos pés. Não rejeiteis minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado; mas dignai-vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

Ato para antes da meditação

Eu estou na presença de Deus. Ele me vê, me ouve e penetra até o íntimo de minha alma, descobrindo nela os meus mais recônditos pensamentos e afetos. Ah, como poderei sustentar a face do Deus de toda a santidade? Sendo tão miserável pecador, quando penso em minhas numerosas infidelidades, em tantos e tão enormes atentados que tenho cometido contra o meu Criador, o temor e o remorso se apoderam de mim e quase não me atrevo a levantar os olhos para o céu… A vós me socorro, ó divina Maria. Por toda a parte vos ouço chamar o refúgio dos pecadores, a consolação dos aflitos, a Mãe de misericórdia; sede pois o meu refúgio, minha esperança, minha Mãe, e alcançai-me o perdão de vosso adorado Filho.

Piedosíssima Virgem, bem conheceis minha ignorância e fraqueza. Sem os auxílios da graça não sou capaz de bem algum; nem mesmo posso ter um bom pensamento, nem excitar um bom sentimento em minha alma. Dignai-vos, vós mesma ensinar-me a orar. Afastai de mim todas as distrações, derretei o gelo de meu coração, inspirai-me atenção, recolhimento e fervor para fazer bem esta oração.

A vida oculta da Sagrada Família em Nazaré

1. Vive na pobreza;
2. Na obscuridade;
3. Na prática da caridade.

Primeiro Ponto: A Sagrada Família vive na pobreza

Consideremos a Sagrada Família composta de Jesus, de Maria e de José. Esta santa Família tinha só a Deus por seu único bem, vivia na obscuridade, nos trabalhos, talvez em desprezo e, sem dúvida, na pobreza. Mas quanto não era rica em graças e virtudes! Nunca houve família mais santa, mais respeitável, mais feliz e mais digna da vassalagem dos Anjos e dos homens. O que faz a verdadeira felicidade não são os bens e as honras deste mundo, mas sim a graça de Deus, a virtude e a santidade. Ó, quanto é rico, quanto é ditoso quem ama a Deus, e só a Ele possui!

Segundo Ponto: A Sagrada Família vive na obscuridade

Jesus podia fazer milagres, pregar, fazer-se admirar de todo o mundo. Mas, para nossa instrução, foge do esplendor e das honras. Escolhe passar uma vida oculta, obscura e desconhecida aos homens. Que faz Ele neste retiro? Obedece com exatidão a Maria e a José, participa de seus trabalhos, alivia-os em suas penas e desempenha todos os deveres do amor filial. Ó, quais não seriam os sentimentos da humilde Maria, vendo submisso à sua vontade o Soberano Senhor do Céu! Admiremos com ela esta prodigiosa e incompreensível obediência de Jesus Cristo, e depois de considerarmos quem é aquele que obedece e a quem obedece, tiraremos desta consideração duas consequências: primeira, que devemos obedecer aos que Deus pôs em seu lugar para nos dirigirem. Segunda, que devemos honrar com profundíssimo respeito aquela a quem o Salvador quis viver submisso.

Terceiro Ponto: A Sagrada Família vive na prática da caridade

Admiremos a paz, a união e a devoção que reinavam na Sagrada Família, era uma verdadeira imagem do Céu. É mais fácil imaginar do que dizer todas as coisas maravilhosas, inefáveis e misteriosas, que nela se passaram durante os trinta anos que o Salvador viveu na solidão. Que caridade, que atenções, que mútuos respeitos, da parte da mais santa, da mais terna, da mais desvelada de todas as mães e da parte do mais amável e do mais respeitoso de todos os filhos! Procedamos nós de tal sorte, que estas virtudes reinem em qualquer parte que nos achemos. Tenhamos cuidado de conservar sempre a paz e a concórdia com o próximo pela nossa doçura e atenções. Evitemos como peste as divergências, as invejas, as palavras ásperas e tudo o que poderia ofender a caridade.

ORAÇÃO

Amabilíssima Mãe do Salvador, que lhe pusestes o dulcíssimo Nome de Jesus, trazido do Céu por um Anjo, com que respeito, com que suavidade não era por vós pronunciado este adorável nome! Quanto não penetráveis vós os seus ocultos mistérios e toda a extensão do sentido que ele encerra! Ah, dai-me Virgem Santíssima, algum dos devotos pensamentos, algum dos afetos santos e dos amorosos êxtases que este santo nome vos inspirava. E vós, ó meu Jesus, eu vo-lo peço pelo amor que tendes a vossa Mãe Amabilíssima ensinai-me a pronunciar o doce nome de Maria como vós o pronunciáveis, para que estes dois sagrados nomes, de Jesus e Maria, me tragam à memória o quanto vos custou a minha alma, o quanto me amastes e, para que, pronunciando-os muitas vezes com fé e com amor no tempo da minha vida, eles sejam a minha força, a minha consolação, a minha esperança na hora da morte, e sejam depois as minhas delícias e ventura na ditosa eternidade.

EXEMPLO

Nossa Senhora Auxiliadora

A Confraria de Nossa Senhora Auxiliadora deve o seu estabelecimento a uma assinalada vitória, alcançada sobre os turcos pela proteção da Santíssima Virgem. Estes infiéis tinham vindo inopinadamente com um formidável exército sitiar Viena, na Áustria, e a cidade se achava em extremo perigo de ser saqueada. Um religioso de São Francisco, que então pregava com grande zelo em Munique, na igreja paroquial de São Pedro, exortou os fiéis de um modo muito tocante para que se pusessem debaixo da proteção de Nossa Senhora Auxiliadora, que já era venerada naquela cidade, e a ela viessem frequentemente implorar seu socorro contra os esforços de um inimigo que com tanta razão era temido por toda a cristandade. O zelo do pregador teve todo sucesso que dele se podia esperar. A devoção dos fiéis para com a Santíssima Virgem aumentou dia após dia. Fizeram- -se orações públicas; o exército cristão venceu o dos infiéis; foi levantado o cerco de Viena; e em reconhecimento desta milagrosa proteção, Maximiliano, eleitor da Baviera, que tinha comandado uma ala do exército cristão, obteve do Papa Inocêncio XI a criação da Confraria de Nossa Senhora Auxiliadora, a qual fez tão rápidos progressos nos primeiros cinco anos de sua instituição, que nela se contavam mais de um milhão e trezentos mil associados, entre os quais muitos soberanos e um grande número de Cardeais, de Arcebispos e de personagens ilustres de todas as nações.
Esta confraria é entre as que existem na Igreja uma das mais ricas em graças espirituais. Além de muitas indulgências plenárias e parciais com que é favorecida, é costume que todos os Sacerdotes que dela são membros, celebrem uma missa na intenção dos confrades, e que todos os confrades que não são Sacerdotes, rezem a coroa nas principais festas da Santíssima Virgem. Ora, tem-se calculado que se celebram cada ano muitos milhares de missas, e que se reza mais de um milhão de coroas pelas pessoas que pertencem a esta santa associação. Que tesouros de graças e que bens espirituais e temporais não recebem estes felizes confrades de um tão grande número de sacrifícios e de orações!

PRÁTICA

Encomendemo-nos todos os dias pela manhã e à noite à Sagrada Família.

JACULATÓRIA

Sumat per te preces, qui pro nobis natus tulit esse tuus.
Aquele que quis nascer de vós para nos salvar, receba por vós as nossas humildes orações.

Ato para depois da meditação

Bendito sejais, meu Deus, pelas graças que acabais de conceder-me durante esta oração, pelas luzes e bons pensamentos que nela me destes, pelas santas impressões com que movestes meu coração, pelas saudáveis resoluções que me inspirastes. Perdoai-me as distrações, as negligências, a tibieza e a resistência à vossa graça, de que me tornei culpado. Virgem Piedosíssima, minha boa e terna Mãe, eu me lanço com uma inteira confiança em vossos braços, para achar em vosso coração um asilo seguro contra todos os perigos a que poderei achar-me exposto. Tomai-me debaixo de vossa proteção; vigiai em minha defesa; trazei-me à memória muitas vezes as minhas resoluções e alcançai-me a graça de as praticar fielmente.

ANTÍFONA

V. Toda sois formosa, ó Maria.
R. Toda sois formosa, ó Maria.
V. E não vos manchou o pecado original.
R. E não vos manchou o pecado original.
V. Vós sois a glória de Jerusalém.
R. Vós sois a alegria de Israel.
V. Vós sois a honra do vosso povo.
R. Vós sois a advogada dos pecadores.
V. Ó, Maria!
R. Ó, Maria!
V. Virgem prudentíssima.
R. Mãe clementíssima.
V. Rogai por nós.
R. Intercedei por nós a Nosso Senhor Jesus Cristo.
V. Fostes, ó Virgem, imaculada na vossa Conceição.
R. Rogai por nós ao Pai, cujo Filho destes à luz.

OREMOS

Ó, Deus que preparastes uma digna morada para vosso Filho, pela imaculada Conceição da Virgem Maria, preservando-a de toda a culpa, pela previsão da morte do mesmo seu Filho, concedei-nos pela intercessão desta Senhora, que purificados de toda a mácula, cheguemos a gozar a vossa vista. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Ladainha de Nossa Senhora

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai do Céu, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Trindade Santa que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das virgens,
Mãe de Jesus Cristo.
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intemerata,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem clemente,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede da sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso digno de honra.
Vaso insigne de devoção,
Rosa mística,
Torre de Davi,
Torre de marfim.
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do Céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos Cristãos,
Rainha dos Anjos,
Rainha dos Patriarcas,
Rainha dos Profetas,
Rainha dos Apóstolos,
Rainha dos Mártires,
Rainha dos Confessores,
Rainha das Virgens,
Rainha de todos os Santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha assunta ao Céu,
Rainha do sacratíssimo Rosário,
Rainha da Paz,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do mundo, tende piedade de nós.

ANTÍFONA

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia…

OREMOS

Infundi, Senhor, como vos suplicamos a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo cremos na encarnação do vosso Filho, pela sua paixão e morte de cruz sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor.

R. Amém.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s