MÊS DE MARIA – Vigésimo dia: As Dores de Maria Santíssima

Observação Importante

Eis-nos chegados ao vigésimo dia do mês de Maria. Quanto não seremos felizes se tivermos sido fiéis em tributar-lhe todos os dias nossos cultos, como nós tínhamos proposto! Quanto não terá sido sensível seu coração maternal a estes testemunhos de nosso amor tantas vezes reiterados! Que tesouro de graças não devemos esperar desta Divina Mãe se continuarmos no decurso de todo este mês a honrá-la e a invocá-la com um fervor sempre novo! Procuremos, pois, hoje reanimar em nossos corações os sentimentos de confiança e de devoção para com a Santíssima Virgem. Poderemos empregar para este fim as seguintes práticas:
1. Examinar como temos passado esta duas dezenas do Mês de Maria, e humilhar-nos pelas omissões de que nos reconhecermos culpados;
2. Propor-nos servir a Mãe de Deus com mais fidelidade durante esta nova dezena e prever o que faremos para a honrar e para lhe agradar.
3. Fazer uma nova distribuição de bilhetes e aplicar-nos com mais zelo à prática da virtude que tirarmos por sorte;
4. Fazer hoje alguma boa obra extraordinária em honra de Maria, tal como uma esmola mais considerável, uma ação de caridade, uma prática de humildade ou de mortificação mais contrária à natureza;
5. Rezar com particular devoção o ofício da Santíssima Virgem, ou o da Imaculada Conceição, ou o Rosário, ou a Coroa, ou os sete Gozos, ou qualquer outra oração.
6. Comungar neste dia ou ao menos no domingo mais próximo, segundo o conselho do confessor, a fim de nos reanimarmos no amor de JESUS e de Maria.

ORAÇÕES PARA TODOS OS DIAS DO MÊS

Oração preparatória

Abri, Senhor, a minha boca para louvar o vosso Santo Nome. Purificai também o meu coração de todos os vãos, perversos e estranhos pensamentos, iluminai meu entendimento, inflamai minha vontade para que digna, atenta e devotamente possa fazer esta devoção e mereça ser atendido diante de vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.

V. Sede em meu favor, Deus onipotente.
R. Em me socorrer sede diligente.
V. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo também.
R. Como era no princípio, seja agora e sempre. Amém.

Invocação ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor.
V. Senhor, enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.

ORAÇÃO

Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a iluminação do Espírito Santo, fazei que nos regulemos segundo o mesmo Espírito e que gozemos sempre da sua consolação. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Oração de São Bernardo à Santíssima Virgem

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido à vossa proteção, implorado vossa assistência e reclamado vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu pois com uma igual confiança a vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro. De vós me valho; e gemendo com o peso de meus pecados, me prostro a vossos pés. Não rejeiteis minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado; mas dignai-vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

Ato para antes da meditação

Eu estou na presença de Deus. Ele me vê, me ouve e penetra até o íntimo de minha alma, descobrindo nela os meus mais recônditos pensamentos e afetos. Ah, como poderei sustentar a face do Deus de toda a santidade? Sendo tão miserável pecador, quando penso em minhas numerosas infidelidades, em tantos e tão enormes atentados que tenho cometido contra o meu Criador, o temor e o remorso se apoderam de mim e quase não me atrevo a levantar os olhos para o céu… A vós me socorro, ó divina Maria. Por toda a parte vos ouço chamar o refúgio dos pecadores, a consolação dos aflitos, a Mãe de misericórdia; sede pois o meu refúgio, minha esperança, minha Mãe, e alcançai-me o perdão de vosso adorado Filho.

Piedosíssima Virgem, bem conheceis minha ignorância e fraqueza. Sem os auxílios da graça não sou capaz de bem algum; nem mesmo posso ter um bom pensamento, nem excitar um bom sentimento em minha alma. Dignai-vos, vós mesma ensinar-me a orar. Afastai de mim todas as distrações, derretei o gelo de meu coração, inspirai-me atenção, recolhimento e fervor para fazer bem esta oração.

As Dores de Maria Santíssima

1. Dores de Maria ao pé da Cruz;
2. Causas de suas dores;
3. Como ela as suporta.

Primeiro Ponto: Dores de Maria ao pé da Cruz

Qual não seria a dor da divina Mãe quando seu querido Filho lhe disse o último adeus, quando o viu arrastado ignominiosamente pelas ruas de Jerusalém, pisado com pancadas, escarnecido, esbofeteado, coberto de escarros, coroado de espinhos, pregado na Cruz e morrendo entre dois criminosos! Então é que seu coração maternal, segundo a profecia do Santo velho Simeão, foi traspassado com uma espada de dor. Tudo o que sofreram todos os mártires juntos, é muito pouco em comparação do que neste terrível momento sofreu a mais terna de todas as mães. Ah, são os nossos pecados a causa das imensas dores desta santa Mãe, porque são eles que fizeram morrer o seu querido Filho. Detestemo-los, pois, com todo o coração; vamos ao pé da Cruz misturar nossas lágrimas com as lágrimas de Maria; peçamos-lhe que nos alcance uma viva contrição de todos os nossos pecados, e a graça de nunca mais cair neles.

Segundo Ponto: Causas de suas dores

Consideremos o fim por qual Deus quis que a Mãe de Jesus sofresse tão grandes dores. Foi para a fazer mais semelhante a seu Filho, o mais atribulado de todos os homens; para lhe fazer merecer novas coroas; para no–la propor como modelo em todas as nossas aflições. Não nos esqueçamos de que as cruzes são o caminho do Céu e a herança dos escolhidos. E se a mais pura e santa de todas as criaturas foi abismada num oceano de amarguras, como ousaremos nós, sendo pecadores, queixar-nos dos males com que o Céu nos aflige? Em nossos trabalhos consideremos nas dores de Maria ao pé da Cruz, e logo ficaremos consolados. Unamos aos seus os nossos sofrimentos, e deste modo conseguiremos torná-los meritórios.

Terceiro Ponto: Como ela as suporta

Consideremos as virtudes, que a Santíssima Virgem pratica ao pé da cruz; uma paciência heroica, uma inteira submissão às ordens do Céu, um terno amor ao seu Deus, um ardente zelo da salvação das almas, sacrificando para as salvar, um Filho, que lhe era infinitamente mais caro do que a sua própria vida. Cristãos, filhos da cruz, filhos de Maria, admiremos estas eminentes virtudes da Rainha dos mártires, peçamos-lhe que nos alcance de seu divino Filho as graças necessárias para nos aproveitarmos de seus exemplos e imitarmos sua paciência e resignação; e quando aprouver ao Salvador fazer-nos participantes de suas humilhações, de suas dores e da sua Cruz, vamos buscar a nossa consolação no lastimado coração de Maria, nossa terna Mãe.

ORAÇÃO

Ó Maria! Mãe dolorosa, permiti que receba convosco as últimas palavras do vosso moribundo Jesus. Sim, eu o ouvi. Ele vos disse, olhando para mim amorosamente: Eis aí o vosso filho. Depois, disse-me a mim: Eis aí a tua Mãe. Eu me animo pois a dizer-vos que, ainda que quisésseis rejeitar–me e deixar de me reconhecer por vosso filho, não poderíeis fazê-lo porque eu vos pertenço, e foi Jesus, foi vosso Filho, quem a vós me entregou e vos recomendou que tivésseis para comigo sentimentos de Mãe. Ah, é muito verdade que não mereço um tal favor; mas, se sou um filho indigno, nem por isso vós deixais de ser a mais terna das Mães. Não esqueçais estas palavras de Jesus. E para cumprir sua última vontade, permiti que eu vos chame minha Mãe, e morra invocando tão doce nome. Ó, quanto ele me consola! Quanto aumenta minha ternura e confiança para convosco, recordando-me a obrigação que tenho de amar-vos!

EXEMPLO

O apostolo das índias e do Japão

São Francisco Xavier em toda a sua vida honrou a Mãe do Deus com afetos do maior respeito e ternura. Na igreja de Montmartre, consagrada a esta Rainha do Céu, no dia da sua Assunção, fez ele os seus primeiros votos. Na igreja de Loreto teve a primeira inspiração e concebeu o primeiro desígnio de ir ás índias. Nada pedia a Deus, senão por intercessão de sua Mãe Santíssima, e na explicação que fazia da doutrina cristã, depois de se ter dirigido a Jesus Cristo para obter a graça de uma fé viva e constante, se dirigia pela mesma razão a Maria, e acabava todas as suas instruções com a Salve Rainha. Nunca empreendia coisa alguma, senão debaixo dos auspícios da Santíssima Virgem, e, nos perigos a que por tantas vezes se achou exposto, recorreu sempre a Maria como a sua protetora. Para mostrar que era seu servo e que se gloriava de o ser, trazia por costume um rosário ao pescoço; e para que os cristãos se afeiçoassem a rezá-lo, servia-se dele muitas vezes para obrar milagres. Um negociante de Meliapor, achando-se a ponto de embarcar para Malaca, pediu ao Santo Apóstolo um penhor da sua amizade. São Francisco Xavier lhe deu o seu rosário, dizendo-lhe: “Ele não vos será inútil, contanto que tenhais confiança em Maria”. Apenas partiram, sobreveio uma furiosa tempestade que impeliu o navio contra o rochedo e o despedaçou. O negociante cheio de confiança na Santíssima Virgem, segurando na mão o rosário do Santo, se achou de súbito milagrosamente transportado à praia.
O Santo era especialmente devoto da Imaculada Conceição e tinha feito voto de a defender o quanto lhe fosse possível. Dirigia-se muitas vezes a Maria para conseguir a
conversão dos maiores pecadores e a remissão de seus próprios pecados. Diz ele em uma de suas cartas: “Eu tomei a Rainha do Céu por minha protetora para que ela me alcance o perdão de meus pecados, que são inumeráveis”. Em suas instruções, ordinariamente falava das grandezas da Mãe de Deus, e a todos exortava a que se dedicassem ao seu serviço. Por fim, estando para morrer, a invocava com a mais viva ternura e encontrava uma consolação inexplicável nestas palavras que repetia continuamente: Monstra te esse matrem: Mostrai que sois minha mãe. (Vida de S. Francisco Xavier, pelo P. Bouhours)

PRÁTICA

Acostumemo-nos a trazer sempre um rosário conosco, como um sinal da nossa consagração à Santíssima Virgem.

JACULATÓRIA

Tu regina misericordiae, et ego miserrimus peccator.
Vós sois a Rainha de misericórdia, e eu sou o mais miserável dos pecadores.

Ato para depois da meditação

Bendito sejais, meu Deus, pelas graças que acabais de conceder-me durante esta oração, pelas luzes e bons pensamentos que nela me destes, pelas santas impressões com que movestes meu coração, pelas saudáveis resoluções que me inspirastes. Perdoai-me as distrações, as negligências, a tibieza e a resistência à vossa graça, de que me tornei culpado. Virgem Piedosíssima, minha boa e terna Mãe, eu me lanço com uma inteira confiança em vossos braços, para achar em vosso coração um asilo seguro contra todos os perigos a que poderei achar-me exposto. Tomai-me debaixo de vossa proteção; vigiai em minha defesa; trazei-me à memória muitas vezes as minhas resoluções e alcançai-me a graça de as praticar fielmente.

ANTÍFONA

V. Toda sois formosa, ó Maria.
R. Toda sois formosa, ó Maria.
V. E não vos manchou o pecado original.
R. E não vos manchou o pecado original.
V. Vós sois a glória de Jerusalém.
R. Vós sois a alegria de Israel.
V. Vós sois a honra do vosso povo.
R. Vós sois a advogada dos pecadores.
V. Ó, Maria!
R. Ó, Maria!
V. Virgem prudentíssima.
R. Mãe clementíssima.
V. Rogai por nós.
R. Intercedei por nós a Nosso Senhor Jesus Cristo.
V. Fostes, ó Virgem, imaculada na vossa Conceição.
R. Rogai por nós ao Pai, cujo Filho destes à luz.

OREMOS

Ó, Deus que preparastes uma digna morada para vosso Filho, pela imaculada Conceição da Virgem Maria, preservando-a de toda a culpa, pela previsão da morte do mesmo seu Filho, concedei-nos pela intercessão desta Senhora, que purificados de toda a mácula, cheguemos a gozar a vossa vista. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Ladainha de Nossa Senhora

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai do Céu, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Trindade Santa que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das virgens,
Mãe de Jesus Cristo.
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intemerata,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem clemente,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede da sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso digno de honra.
Vaso insigne de devoção,
Rosa mística,
Torre de Davi,
Torre de marfim.
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do Céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos Cristãos,
Rainha dos Anjos,
Rainha dos Patriarcas,
Rainha dos Profetas,
Rainha dos Apóstolos,
Rainha dos Mártires,
Rainha dos Confessores,
Rainha das Virgens,
Rainha de todos os Santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha assunta ao Céu,
Rainha do sacratíssimo Rosário,
Rainha da Paz,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do mundo, tende piedade de nós.

ANTÍFONA

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia…

OREMOS

Infundi, Senhor, como vos suplicamos a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo cremos na encarnação do vosso Filho, pela sua paixão e morte de cruz sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor.

R. Amém.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.