MÊS DE MARIA – Vigésimo terceiro dia: Socorros que da presença da Santíssima Virgem recebiam os primeiros cristãos

1. Maria era o seu conselho;
2. O seu modelo;
3. O seu refúgio.

ORAÇÕES PARA TODOS OS DIAS DO MÊS

Oração preparatória

Abri, Senhor, a minha boca para louvar o vosso Santo Nome. Purificai também o meu coração de todos os vãos, perversos e estranhos pensamentos, iluminai meu entendimento, inflamai minha vontade para que digna, atenta e devotamente possa fazer esta devoção e mereça ser atendido diante de vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.

V. Sede em meu favor, Deus onipotente.
R. Em me socorrer sede diligente.
V. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo também.
R. Como era no princípio, seja agora e sempre. Amém.

Invocação ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor.
V. Senhor, enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.

ORAÇÃO

Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a iluminação do Espírito Santo, fazei que nos regulemos segundo o mesmo Espírito e que gozemos sempre da sua consolação. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Oração de São Bernardo à Santíssima Virgem

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido à vossa proteção, implorado vossa assistência e reclamado vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu pois com uma igual confiança a vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro. De vós me valho; e gemendo com o peso de meus pecados, me prostro a vossos pés. Não rejeiteis minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado; mas dignai-vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

Ato para antes da meditação

Eu estou na presença de Deus. Ele me vê, me ouve e penetra até o íntimo de minha alma, descobrindo nela os meus mais recônditos pensamentos e afetos. Ah, como poderei sustentar a face do Deus de toda a santidade? Sendo tão miserável pecador, quando penso em minhas numerosas infidelidades, em tantos e tão enormes atentados que tenho cometido contra o meu Criador, o temor e o remorso se apoderam de mim e quase não me atrevo a levantar os olhos para o céu… A vós me socorro, ó divina Maria. Por toda a parte vos ouço chamar o refúgio dos pecadores, a consolação dos aflitos, a Mãe de misericórdia; sede pois o meu refúgio, minha esperança, minha Mãe, e alcançai-me o perdão de vosso adorado Filho.

Piedosíssima Virgem, bem conheceis minha ignorância e fraqueza. Sem os auxílios da graça não sou capaz de bem algum; nem mesmo posso ter um bom pensamento, nem excitar um bom sentimento em minha alma. Dignai-vos, vós mesma ensinar-me a orar. Afastai de mim todas as distrações, derretei o gelo de meu coração, inspirai-me atenção, recolhimento e fervor para fazer bem esta oração.

Socorros que da presença da Santíssima Virgem recebiam os primeiros cristãos

1. Maria era o seu conselho;
2. O seu modelo;
3. O seu refúgio.

Primeiro Ponto: Maria era o seu conselho

Nosso adorável Salvador, deixando a terra, quis deixar nela depois de si a sua Divina Mãe, para que pudesse servir de conselho à Igreja nascente e para que os primeiros cristãos pudessem recorrer a ela nas suas dúvidas, e dela aprender a prática de todas as virtudes evangélicas. Os fiéis a consultavam como sua Mestra e oráculo vivo da Igreja, e esta Mãe amabilíssima se empenhava em dissipar suas dúvidas, em instruí-los, em comunicar-lhes os tesouros de sabedoria e ciência que adquirira em suas conversações com seu divino Filho. Em nossas dúvidas, em nossas perplexidades dirijamo-nos a Maria com viva confiança. Peçamos-lhe que nos ilumine, que nos dirija, que nos conduza. Ela nos alcançará as luzes e graças de que carecemos.

Segundo Ponto: Maria era o seu modelo

A modéstia, a humildade, a caridade, a devoção, o fervor e todas as virtudes brilhavam admiravelmente na Mãe de Deus. Toda a sua vida era um perfeito modelo de santidade, uma lição universal para as pessoas de todas as idades e de todos os estados. Os primeiros fiéis admiravam nela continuamente esta reunião de virtudes e de qualidades amáveis e regulavam em todas as ocasiões suas posturas pelas desta terna Mãe. Aproveitemo-nos também dos exemplos de Maria, imitemos as suas virtudes e sigamos os seus vestígios. Se estudarmos constantemente a sua vida e sentimentos, aprenderemos a ser fiéis a Deus, a ter caridade com o próximo, a amar a pureza, a viver em uma grande inocência. Aprenderemos a amar a Deus sobre todas as coisas, a aborrecermo-nos santamente a nós mesmos, a ser humildes, modestos, piedosos, fervorosos, e fiéis a todos os nossos deveres.

Terceiro Ponto: Maria era o seu refúgio

A Santíssima Virgem era o refúgio dos primeiros cristãos. Em suas aflições particulares, nas perseguições públicas, em todas as suas necessidades os fiéis recorriam à Mãe de Deus. Sabiam que Maria podia tudo para com seu divino Filho e que sua bondade lhe fazia usar de seu poder para socorrê-los.
Sirva-mo-nos dos mesmos motivos para animarmos a nossa confiança. Em todas as nossas necessidades espirituais e corporais recorramos à nossa terna Mãe. Se a implorarmos com fervor e confiança, como os primeiros cristãos, devemos estar certos que ela ouvirá as nossas petições. Se não experimentarmos sempre o efeito de nossas súplicas, não tornemos a culpa senão a nós mesmos, e às más disposições, com que oramos.

ORAÇÃO

Ó Virgem Maria, meu poderoso refúgio, quantas vezes por minha culpa me tenho visto como escravo do inferno! Vós tendes quebrado as minhas prisões, tendes-me arrancado das mãos de meus inimigos, mas eu tremo de tornar a cair nelas porque sei que a sua raiva não tem descanso, e que eles se lisonjeiam de que eu venha a ser ainda um dia presa sua. Virgem Santíssima, sede meu socorro e minha defesa! Com vosso auxílio estou certo que hei de vencer, mas permiti que eu jamais me esqueça de invocar-vos em todas as tentações, em todas as provas, e principalmente no último combate, o mais terrível de todos, que o demônio se prepara para dar-me na minha última hora. Ponde vós mesma então o vosso nome nos meus lábios e no meu coração, e fazei que eu expire pronunciando este tão doce nome, para que possa repeti-lo no Céu com a multidão escolhida dos Bem-aventurados, que não cessam de celebrar vossos louvores.

EXEMPLO

O lobo mudado em cordeiro

A proteção da Santíssima Virgem tem sido em todos os tempos um manancial de graças e de bênçãos para todos aqueles que lhe são consagrados. Santo André Corsino é disto uma prova, entre milhares de outras. Antes que ele nascesse, seus pais tinham prometido a Deus o primeiro fruto de seu matrimônio. Porém, André, ao princípio não correspondeu à sua piedosa intenção. A companhia de alguns libertinos rapidamente o arrastou ao vício, e nele o embrenhou inteiramente. O jogo, os espetáculos, a devassidão sufocaram em pouco tempo todos os sentimentos de piedade que nos primeiros anos haviam feito sobre ele tanta impressão. André veio a ser um dos mais dissolutos; e como a libertinagem ordinariamente torna o homem descortês, intratável e brutal, não recebia ele senão com desprezo as saudáveis advertências de sua piedosa mãe. Na consternação que lhe causava o mau procedimento de seu filho, ela não teve outro recurso, senão na proteção da Santíssima Virgem, por cuja intercessão o alcançara de Deus, e a cujo serviço o havia consagrado desde o seu nascimento. Uma confiança tão perseverante não foi infrutuosa. Um dia que André se preparava para um de seus costumados divertimentos devassos, percebeu que sua mãe se debulhava em lágrimas. Um resto de ternura e de curiosidade lhe fez perguntar com instância o motivo de seu pranto. “Eu choro, meu filho, responde esta virtuosa mãe, porque vejo por demais realizada a primeira parte de um sonho que tive na noite que precedeu o teu nascimento. Imaginava eu que tinha dado à luz um lobo. É verdade, acrescentou ela, que o vi mudado em cordeiro, apenas entrou na igreja dos Padres Carmelitas. Eu e teu pai julgamos que impediríamos o efeito de um prognóstico tão funesto, consagrando-te à Santíssima Virgem. Porém a nossa precaução não serviu senão para que o teu procedimento ainda mais nos aflija. Os teus costumes muito me provam que a minha visão foi alguma coisa mais do que um sonho. Julgar-me-ia muito feliz se pudesse, antes de morrer, ver este lobo mudado em cordeiro”. Estas palavras acompanhadas de muitas lágrimas e pronunciadas com um tom inspirado pela piedade e pela ternura, comoveram o jovem. Fez-lhe muita impressão o sonho, e ainda mais a realidade. E a graça, operando em seu coração profundamente comovido, em breve acabou a sua obra. “Não, não morrereis minha mãe, responde André, sem que tenhais a consolação de ver este lobo mudado em cordeiro. Já tenho sido por muito tempo o que significa esse vil animal. Vós ides ver imediatamente o perfeito complemento da vossa visão. Dizeis que me dedicastes à Mãe de Deus, é justo que eu me consagre ao seu serviço. Consolai-vos, minha cara mãe, as vossas orações e lágrimas não serão sem fruto. Perdoai-me os desgostos que vos tenho causado, esquecei a minha dureza e ingratidão, e alcançai- -me pelas vossas orações o perdão dos meus pecados”.
Apenas acabou de falar, sem dar tempo a sua mãe para tornar em si do agradável sobressalto em que a lançara uma conversão tão pronta e tão inesperada, vai à igreja dos Padres Carmelitas e, prostrando-se diante do altar da Santíssima Virgem, desfazendo-se em lágrimas, se oferece a Deus e a sua Mãe amabilíssima como uma vítima que lhe fora consagrada desde o seu nascimento, mas que o mundo conservava em seus domínios havia muito tempo. A sua oferta foi aceita. André sentiu imediatamente despedaçadas as suas prisões. Animado por um novo espírito, cheio de nova coragem, formou no mesmo instante a resolução de se fazer religioso e abraçou o célebre instituto dos Carmelitas, do qual em breve se tornou um dos mais belos ornamentos. Penetrado da mais viva gratidão para com a Mãe de Deus, a quem era devedor da sua conversão, teve sempre para com ela uma grande devoção e terna confiança, e não quis nunca outra qualidade, senão a de servo de Maria. (Cruise, Ano Cristão, 4 de Fevereiro. Godescard, Vida dos Padres)

PRÁTICA

Peçamos todos os dias à Santíssima Virgem que nos alcance a graça de nos emendarmos de nossos defeitos.

JACULATÓRIA

Virgo virginum pracelara, fac me tecum plangere.
Ó Virgem, excelente sobre todas as virgens, alcançai-me a graça de chorar os meus pecados.

Ato para depois da meditação

Bendito sejais, meu Deus, pelas graças que acabais de conceder-me durante esta oração, pelas luzes e bons pensamentos que nela me destes, pelas santas impressões com que movestes meu coração, pelas saudáveis resoluções que me inspirastes. Perdoai-me as distrações, as negligências, a tibieza e a resistência à vossa graça, de que me tornei culpado. Virgem Piedosíssima, minha boa e terna Mãe, eu me lanço com uma inteira confiança em vossos braços, para achar em vosso coração um asilo seguro contra todos os perigos a que poderei achar-me exposto. Tomai-me debaixo de vossa proteção; vigiai em minha defesa; trazei-me à memória muitas vezes as minhas resoluções e alcançai-me a graça de as praticar fielmente.

ANTÍFONA

V. Toda sois formosa, ó Maria.
R. Toda sois formosa, ó Maria.
V. E não vos manchou o pecado original.
R. E não vos manchou o pecado original.
V. Vós sois a glória de Jerusalém.
R. Vós sois a alegria de Israel.
V. Vós sois a honra do vosso povo.
R. Vós sois a advogada dos pecadores.
V. Ó, Maria!
R. Ó, Maria!
V. Virgem prudentíssima.
R. Mãe clementíssima.
V. Rogai por nós.
R. Intercedei por nós a Nosso Senhor Jesus Cristo.
V. Fostes, ó Virgem, imaculada na vossa Conceição.
R. Rogai por nós ao Pai, cujo Filho destes à luz.

OREMOS

Ó, Deus que preparastes uma digna morada para vosso Filho, pela imaculada Conceição da Virgem Maria, preservando-a de toda a culpa, pela previsão da morte do mesmo seu Filho, concedei-nos pela intercessão desta Senhora, que purificados de toda a mácula, cheguemos a gozar a vossa vista. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Ladainha de Nossa Senhora

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai do Céu, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Trindade Santa que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das virgens,
Mãe de Jesus Cristo.
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intemerata,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem clemente,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede da sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso digno de honra.
Vaso insigne de devoção,
Rosa mística,
Torre de Davi,
Torre de marfim.
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do Céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos Cristãos,
Rainha dos Anjos,
Rainha dos Patriarcas,
Rainha dos Profetas,
Rainha dos Apóstolos,
Rainha dos Mártires,
Rainha dos Confessores,
Rainha das Virgens,
Rainha de todos os Santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha assunta ao Céu,
Rainha do sacratíssimo Rosário,
Rainha da Paz,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do mundo, tende piedade de nós.

ANTÍFONA

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia…

OREMOS

Infundi, Senhor, como vos suplicamos a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo cremos na encarnação do vosso Filho, pela sua paixão e morte de cruz sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor.

R. Amém.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.