MÊS DE MARIA – Vigésimo Nono dia: Motivos de confiança para com a Santíssima Virgem

1. Conhecimento que Maria tem das nossas necessidades;
2. Seu poder para com Deus;
3. Sua ternura para com os homens.

ORAÇÕES PARA TODOS OS DIAS DO MÊS

Oração preparatória

Abri, Senhor, a minha boca para louvar o vosso Santo Nome. Purificai também o meu coração de todos os vãos, perversos e estranhos pensamentos, iluminai meu entendimento, inflamai minha vontade para que digna, atenta e devotamente possa fazer esta devoção e mereça ser atendido diante de vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.

V. Sede em meu favor, Deus onipotente.
R. Em me socorrer sede diligente.
V. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo também.
R. Como era no princípio, seja agora e sempre. Amém.

Invocação ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor.
V. Senhor, enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.

ORAÇÃO

Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a iluminação do Espírito Santo, fazei que nos regulemos segundo o mesmo Espírito e que gozemos sempre da sua consolação. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Oração de São Bernardo à Santíssima Virgem

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido à vossa proteção, implorado vossa assistência e reclamado vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu pois com uma igual confiança a vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro. De vós me valho; e gemendo com o peso de meus pecados, me prostro a vossos pés. Não rejeiteis minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado; mas dignai-vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

Ato para antes da meditação

Eu estou na presença de Deus. Ele me vê, me ouve e penetra até o íntimo de minha alma, descobrindo nela os meus mais recônditos pensamentos e afetos. Ah, como poderei sustentar a face do Deus de toda a santidade? Sendo tão miserável pecador, quando penso em minhas numerosas infidelidades, em tantos e tão enormes atentados que tenho cometido contra o meu Criador, o temor e o remorso se apoderam de mim e quase não me atrevo a levantar os olhos para o céu… A vós me socorro, ó divina Maria. Por toda a parte vos ouço chamar o refúgio dos pecadores, a consolação dos aflitos, a Mãe de misericórdia; sede pois o meu refúgio, minha esperança, minha Mãe, e alcançai-me o perdão de vosso adorado Filho.

Piedosíssima Virgem, bem conheceis minha ignorância e fraqueza. Sem os auxílios da graça não sou capaz de bem algum; nem mesmo posso ter um bom pensamento, nem excitar um bom sentimento em minha alma. Dignai-vos, vós mesma ensinar-me a orar. Afastai de mim todas as distrações, derretei o gelo de meu coração, inspirai-me atenção, recolhimento e fervor para fazer bem esta oração.

Motivos de confiança para com a Santíssima Virgem

1. Conhecimento que Maria tem das nossas necessidades;
2. Seu poder para com Deus;
3. Sua ternura para com os homens.

Primeiro Ponto: Conhecimento que Maria tem das nossas necessidade

Elevada a Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, ao seio da glória no Céu, não se esquece de seus filhos degradados nesta terra de miséria. Como Mãe sensível e compassiva, não se recusa de voltar para nós seus olhos. Conhece as nossas necessidades e enfermidades; vê os assaltos que nos dão os inimigos de nossa salvação; ouve nossos clamores; escuta nossas orações e nossos votos e acolhe-os com bondade. Esta Virgem Mãe viveu como nós, neste vale de lágrimas; passou pelas mesmas provas, porque nós passamos; experimentou as mesmas tribulações que nos oprimem; e seu coração maternal se enternece com as nossas misérias e está sempre pronto para socorrer-nos. Que motivo pode haver mais próprio para nos inspirar a mais firme confiança para com esta Mãe de bondade? Dirijamo-nos a ela como nossa protetora; invoquemo-la como Rainha de misericórdia; consideremo-la sempre como nosso refúgio, nosso asilo, nossa consolação, nossa esperança.

Segundo Ponto: Seu poder para com Deus

A fé nos ensina que o poder dos Santos no Céu é proporcionado ao número e à excelência das virtudes que eles praticaram sobre a terra. Ora, Maria foi o modelo de todas as virtudes e levou-as todas ao mais alto grau de perfeição. Qual não deve ser por tanto a extensão de seu poder para com Deus? Jesus Cristo, dizem os Santos Padres, é o manancial de todas as graças, e Maria é, por assim dizer, o canal por onde correm para nós todas essas graças. O terno amor que este divino Filho tem a tão querida Mãe não lhe permite que recuse coisa alguma a suas súplicas. Por isso São Pedro Damião não receia dizer que foi dado a Maria todo o poder no Céu e na terra, e que não é tanto em qualidade de suplicante, como em qualidade de Soberana, que ela se aproxima do trono do Redentor: Domina non ancilla. Saudemos com a Igreja esta Mãe de misericórdia, como nossa comum esperança: Spes nostra, salve: e peçamos-lhe que nos tome debaixo das asas de sua proteção maternal.

Terceiro Ponto: Sua ternura para com os homens

Desde o instante em que a bem-aventurada Virgem concebeu em seu casto seio o Salvador do mundo, participou de seu amor para com os homens e tomou a peito como próprios os nossos interesses. Este terno amor de que ela foi sempre animada para conosco, teve ainda novo aumento ao pé da Cruz no momento em que Jesus agonizante no-la deu por Mãe. Quem poderá explicar quais foram então os afetos de seu coração? É pouco o dizer que ela concebeu por seus filhos adotivos todo o amor, toda a ternura, toda a solicitude da melhor das mães. Deve acrescentar-se que nunca houve sobre a terra mãe tão compassiva, tão sensível, tão cheia de bondade e misericórdia. E agora que ela se acha no Céu, na feliz habitação da caridade, quanto não deve ser mais vivo, mais terno e mais ardente o seu amor para conosco? Sim, Santíssima Virgem, vós sois a Mãe de amor, e o vosso coração maternal está sempre aberto para todos os vossos filhos. Não nos desampareis nesta terra de misérias e alcançai-nos todos os socorros de que precisamos para chegar à feliz eternidade.

ORAÇÃO

Mãe do Deus do universo, Maria, a mais santa e mais amável de todas as criaturas, é muito verdade que há na terra muitos corações ingratos e insensíveis que tem a desgraça de não vos conhecer, ou, de não ter para convosco nem respeito, nem sentimentos de devoção. Mas, em troco disto há no Céu milhões de Anjos e de Bem-aventurados que vos amam e louvam continuamente; e ainda mesmo sobre a terra quantas almas fiéis não se abrasam no vosso santo amor, trabalhando por honrar-vos e celebrar vossos louvores! Que não possa eu ser abrasado pelo mesmo fogo, e atrair para vós os corações de todos os homens! Vós sois o objeto do amor e das ternas complacências do próprio Deus. E eu, miserável bicho da terra, poderei deixar de amar-vos?! Ah, longe, longe de mim um tal excesso de insensibilidade e ingratidão! Sim, minha amável Mãe, eu vos amo. Desejo amar-vos sempre cada vez mais. Permiti que eu persevere até o fim no vosso amor, para que possa continuar a bendizer-vos e amar-vos com todos os bem-aventurados.

EXEMPLO

Os jovens servos de Maria

A devoção à Mãe de Deus parece ter um encanto particular, quando se encontra na infância e na mocidade. É um dos mais felizes presságios para toda a vida, e vê-se, ordinariamente, que todos aqueles em quem madrugam estes piedosos sentimentos desde a infância, chegam a uma eminente santidade. Eis aqui alguns exemplos disto entre um grande número de outros que omitimos.
Santa Isabel da Hungria, sendo ainda menina, conservava todo o dinheiro que lhe davam para os seus divertimentos, e os dava aos pobres, pedindo-lhes em recompensa, que rezassem por ela a Ave-Maria.
O Beato Afonso Rodriguez, da Companhia de Jesus, beatificado a 12 de Junho de 1825 pelo Santo Padre o Papa Leão XII, distinguiu-se desde a sua mais tenra infância por uma extraordinária devoção à Santíssima Virgem. Achando–se ainda no berço, quando via uma imagem de Maria, lhe pegava com empenho, beijava-a com a mais terna devoção, apertava-a ao peito amorosamente, e ninguém lhe podia tirá-la sem lhe fazer derramar lágrimas. Logo que via em algum quadro aquela a quem já considerava como sua mãe, fitava os olhos nela com gesto cheio de amor, falando-lhe a linguagem de uma confiança filial. Não sabia o que imaginasse para lhe mostrar o seu amor; trazia quase sempre o seu rosário na mão. Havia composto muitas orações devotíssimas que lhe dirigia muitas vezes. Nada pedia a Deus, senão por intercessão de Maria, e aconselhava aos outros esta santa prática.
São Estanislau Kostka e o devoto Berckmans, ambos noviços da Companhia de Jesus, inspiravam igualmente a todos com grande zelo a devoção de que se achavam animados para com a Santíssima Virgem. Nas conversações procuravam dizer sempre alguma coisa que pudesse redundar em louvor de Maria. Tinham aprendido de cor um grande número de exemplos edificativos, próprios para acender nos corações a confiança e a devoção para com esta terna Mãe.
A exemplos tão edificativos acrescentaremos um mais recente, que prova o quanto são agradáveis à Santíssima Virgem as práticas que algumas vezes parecem as mais simples. Um aluno do Seminário de Saint-Acheal, chamado Felipe Blanck, entre os meios que sua devoção lhe sugeria para honrar a Mãe de Deus, e para lhe mostrar o seu amor, tinha tomado o piedoso hábito de consagrar cada semana muitas de suas recreações a fazer rosários, que depois distribuía pelos pobres. O Céu pareceu querer recompensar visivelmente esta boa obra. Um dia que ele trabalhava nisto, encostado a uma coluna, desprendeu-se a parte superior, que era uma pedra enorme, a qual devia naturalmente esmagar-lhe a cabeça; mas descreveu na sua queda uma linha oblíqua e veio cair a seus pés sem lhe causar o menor dano. Um acontecimento tão feliz, do qual foram testemunhas todos os seus mestres e condiscípulos, não contribuiu pouco para lhes inspirar a mais viva devoção e confiança na Mãe de Deus. (Vida do B. Aff. Rodrigvez. Memórias de Saint-Achell)

PRÁTICA

Lancemo-nos todas as manhãs nos braços de Maria, e peçamos-lhe nos abençoe.

JACULATÓRIA

Numquid oblivisci potest mulier infuntem suum?
Por ventura poderá uma Mãe esquecer-se de seus filhos?

Ato para depois da meditação

Bendito sejais, meu Deus, pelas graças que acabais de conceder-me durante esta oração, pelas luzes e bons pensamentos que nela me destes, pelas santas impressões com que movestes meu coração, pelas saudáveis resoluções que me inspirastes. Perdoai-me as distrações, as negligências, a tibieza e a resistência à vossa graça, de que me tornei culpado. Virgem Piedosíssima, minha boa e terna Mãe, eu me lanço com uma inteira confiança em vossos braços, para achar em vosso coração um asilo seguro contra todos os perigos a que poderei achar-me exposto. Tomai-me debaixo de vossa proteção; vigiai em minha defesa; trazei-me à memória muitas vezes as minhas resoluções e alcançai-me a graça de as praticar fielmente.

ANTÍFONA

V. Toda sois formosa, ó Maria.
R. Toda sois formosa, ó Maria.
V. E não vos manchou o pecado original.
R. E não vos manchou o pecado original.
V. Vós sois a glória de Jerusalém.
R. Vós sois a alegria de Israel.
V. Vós sois a honra do vosso povo.
R. Vós sois a advogada dos pecadores.
V. Ó, Maria!
R. Ó, Maria!
V. Virgem prudentíssima.
R. Mãe clementíssima.
V. Rogai por nós.
R. Intercedei por nós a Nosso Senhor Jesus Cristo.
V. Fostes, ó Virgem, imaculada na vossa Conceição.
R. Rogai por nós ao Pai, cujo Filho destes à luz.

OREMOS

Ó, Deus que preparastes uma digna morada para vosso Filho, pela imaculada Conceição da Virgem Maria, preservando-a de toda a culpa, pela previsão da morte do mesmo seu Filho, concedei-nos pela intercessão desta Senhora, que purificados de toda a mácula, cheguemos a gozar a vossa vista. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Ladainha de Nossa Senhora

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai do Céu, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Trindade Santa que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das virgens,
Mãe de Jesus Cristo.
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intemerata,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem clemente,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede da sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso digno de honra.
Vaso insigne de devoção,
Rosa mística,
Torre de Davi,
Torre de marfim.
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do Céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos Cristãos,
Rainha dos Anjos,
Rainha dos Patriarcas,
Rainha dos Profetas,
Rainha dos Apóstolos,
Rainha dos Mártires,
Rainha dos Confessores,
Rainha das Virgens,
Rainha de todos os Santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha assunta ao Céu,
Rainha do sacratíssimo Rosário,
Rainha da Paz,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do mundo, tende piedade de nós.

ANTÍFONA

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia…

OREMOS

Infundi, Senhor, como vos suplicamos a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo cremos na encarnação do vosso Filho, pela sua paixão e morte de cruz sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor.

R. Amém.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.