:: ORAÇÕES

Paráfrase da Ave Maria

O devoto Thomas de Kempis teve a desgraça de deixar esfriar em seu coração os ternos sentimentos que desde a infância o animavam para com a Santíssima Virgem, e esta boa Mãe soube chamar a si este filho pródigo e lhe fez continuar de novo seus devotos exercícios. Penetrado de reconhecimento para com aquela que o havia tirado da funesta tibieza em que caíra, nada omitiu depois para reparar a sua falta e para compensar a sua divina Senhora da negligência com que a havia servido.
Tinha ele uma singular devoção à saudação angélica. Recitava-a muitas vezes e sempre com os mais vivos êxtases. Eis aqui como ele parafraseou esta bela oração:


“Aproximar-me-ei de vós, ó Maria, com respeito, devoção e humilde confiança, quando vos oferecer a saudação do Anjo. Eu vo-la ofereço, pois, com a cabeça inclinada pelo respeito que vos consagro, com os braços estendidos por um terno sentimento de devoção, e desejo que todos os Espíritos celestes possam repeti-la por mim cem mil vezes, e ainda mais. Nada conheço mais glorioso para vós, nem para nós mais consolador. Ouçam com atenção aqueles, que amam vosso santo nome. Regozijam-se os Céus e toda a terra deve encher-se de admiração quando eu digo: Ave, Maria. O demônio foge, o inferno treme, quando repito: Ave, Maria. A tristeza desaparece e uma alegria inteiramente nova enche a minha alma quando digo: Ave, Maria. Meu frouxo amor se reanima e minha alma toda se renova quando repito: Ave, Maria. Minha devoção se aumenta, excita-se-me a compunção, minha esperança se fortifica, sinto novas consolações, dizendo: Ave, Maria. É tal a doçura desta saudação, que não há termos capazes de a exprimir. Ela está tão profundamente gravada em nossos corações, que as palavras não podem exteriormente manifestá-la. Eu, pois, novamente me prostro diante de vós, ó a mais santa das Virgens, para vos dizer: Ave, Maria, cheia de graça. Quem me dera que satisfizesse o desejo que tenho de honrar-vos com todas as potências de minha alma! Oxalá que todos os membros de meu corpo se mudassem em línguas, para vos saudar de mil diferentes maneiras; que todas minhas palavras fossem palavras de fogo, para incessantemente vos glorificar, ó divina Mãe do meu Deus! Prostrado na vossa presença, penetrado de uma sincera devoção de coração, e todo cheio das inefáveis delícias de vosso santo nome, vos apresento a alegria que vos causou a saudação do Arcanjo Gabriel. Assim eu pudesse repetir com uma boca tão pura como o ouro e com um abrasado afeto: Ave Maria, cheia de graça”.

(Da obra: Mês de Maria)

3 comentários em “Paráfrase da Ave Maria

  1. FELIPE COSTA

    Salve,ó Senhora Santa 🙏🏻

    Curtir

  2. Leila Marques

    Salve Maria!
    Agradeço por ter tido a graça de conhecer a “ PARÁFRASE DA AVE MARIA
    Ava Maria cheia de graça!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: